domingo, 8 de abril de 2007

Sexta-feira Santa


No culto católico há várias coisas que não consigo entender, uma delas prende-se com o jejum e abstinência de Sexta-Feira Santa.

Segundo os antigos, há certos dias em que não se pode comer carne, um desses dias é a Sexta-Feira Santa. Quem comer carne, nem que seja uma fatia de fiambre, é pecador. Então, nesse dia, a população Severense dirige-se em massa o Braçal comer peixe. Até aqui tudo parece estar em consonância, mas não. Nesse dia toda a gente come peixe caro e bebe até cair, depois andam de um lado para o outro, de mota ou de carro, com a cara de dever cumprido.

Será este um grande sacrifício?

Só se for por causa da ressaca de Sábado Aleluia, mas sinceramente não me parece esse um grande sacrifício….

Cordiais abraços

Técnico

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem se vê que não frequentas a Igreja dos dias de hoje...
A Igreja não diz para comer peixe em Sexta Feira Santa e "outros dias" como tu dizes, aconselha, antes, abster-se de coisas que sejam de alguma forma supérfluas e canalizarmos o dinheiro poupado para ajudar quem precisa mais, por exemplo: imagina que fumas um maço de tabaco por dia fazes o sacrifício de fumar só meio durante a Quaresma, faz-te bem e podes ajudar alguém, podemos fazer o mesmo raciocínio com café, chocolate, “bijecas”, roupa e calçado de marca, etc., etc.
segundo o teu comentário parece que por os severenses são todos uns borracholas...

Técnico disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Nunca me referi à Igreja, mas sim ao que as pessoas mais antigas dizem.
Acho que essa perspectiva da Igreja é uma boa perspectiva.
Também não queria dizer que os severenses são borracholas, apenas não entendo a tradição de "Sexta-feira Santa".

Obrigado por estares atento

Anónimo disse...

a outros ke vao para sa eiras comer chouriças

Anónimo disse...

Este post, que só hoje vi, e depois de ter feito já mais comentários a outros posts, gostei. Conclui que afinal também te acontece dizeres uma coisas e seres mal interpretado por outrem, refiro-me à questão dos "borracholas". Afinal também sucede contigo dizeres certa coisa com um intuito e ser compreendido com outro. Foi o que me aconteceu com o comentário que fiz no cantinho das farturas e que tu ficaste todo ofendido e até chegaste ao ponto de fazeres um post sobre o assunto - comentários anónimos.
Acontece aos melhores, já te respondi no outro blog que o comentário que fiz foi para o Bakano, que aliás, tenho confiança com ele para dizer o que disse e muito mais. Só tu pareces não querer aceitar isso.

Bruno BaKano disse...

Melhor do que a questão de não comeres carne mas comeres coisas mais caras e beberes até cair, é que antigamente caso comesses carne, ias ao padre e pagavas a multa e ficavas "limpo", mantendo assim o teu lugar reservado no grande parque de estacionamento que é o Paraíso.

Acho que nos dias hoje, os padres já não fazem coisas felizmente, preferindo antes explicar que a cena da carne é uma metafora e que o que se deve fazer é aquilo que a anónima disse.

Ou se calhar ainda há alguns que aceitam um pagamentozinho pra compensar os pecados.
Afinal de contas, o gaijedo e a pinga estão cada vez mais caros!

Anónimo disse...

oi, só hoje me apercebi q tinhas um blog e como tal, só hoje estive a ler as tuas "opiniões" acerca dos mais variados assuntos. Quanto à Sexta-feira santa, penso que a maioria do pessoal que vai para lá é por uma questão de convívio, não pelo polvo (podia ser sardinha), ou para jejuar de qualquer forma, pois do q sei,nem são frequentadores da igreja. Da mesma forma que gostas de ir com uns "amigos" até ao tal tasco ou até ás eiras, outros gostam de outras coisas. Respeitar para ser respeitado, é um bom lema.

Beijos!...