quarta-feira, 2 de maio de 2007

E-mail em cadeia


Os e-mail em cadeia são cada vez mais frequentes. Todos dizem que não acreditam mas, na realidade, todos já reenviaram alguns.

Todos aqueles que possuem uma conta de e-mail, mesmo que pouco utilizada, já receberam centenas de e-mail em cadeia. Eu recebo diariamente dezenas deles. Apesar disso, continuo a ter alguma dificuldade em lidar com os mesmos. Se os enviar, os meus amigos chateiam-me a cabeça e o meu estatuto deteriora-se rapidamente. Se não os enviar, “quebro a corrente” e corro o risco de ter azar para toda a vida.

Como se isto não bastasse ainda há aqueles e-mail sobre a amizade, que nos obrigam a reenvia-los para todos os contactos, incluindo para o remetente, sob a pena de perdermos alguns amigos.

Sinceramente, durante muito tempo, pensei que estas mensagens eram escritas como um acto de brincadeira. Algumas delas reenviadas apenas com o objectivo de “chatear” os amigos. Com o passar do tempo mudei de opinião e, hoje em dia, acredito que há muita gente a acreditar nestas mensagens.

Dêem a vossa opinião, porque de certeza que este assunto também vos perturba.


Cordiais abraços

Técnico

6 comentários:

Diogo disse...

Vou dividir o meu comentário em duas partes. A parte a brincar e a parte que é mesmo a serio.

Parte a brincar: espero bem que essa historia de ter 10 anos de azar,ou não aparecer uma mulher na nossa vida, etc. seja mesmo verdade.
Se estiver farto de aturar uma mulher, basta não enviar um deses mails, problema resolvido.
se estiver para morrer, pumba, não envio um desses mails e "olha que chato, mais dez anos de azar, mas vivo"...

A parte mesmo a serio: muitos desses mails que reenviamos, vão acumulando uma lista interminavel de endereços de e-mail, existem pessoas mal intencionadas que usam essas listas gigantescas de mails, para fazer chantagem com empresas, ameaçando entupir um servidor. Essas empresas acabam por pagar somas avultadaas de dinheiro, graças á nossa ignorancia...

Se realmente reenviam o e-mail, pelo menos apaguem todas as listas que vem de quem ja vos enviou o e-mail.

Um bem haja e até breve

Anónimo disse...

Sobre esse assunto só acho que essas msg em cadeia servem para alguem (quem ganha dinheiro com o fluxo de correio) ganhar dinheiro à custa dos superticiosos e dos que não o sendo, reenviam esses mails por concordarem com o conteudo e não por terem medo das ameaças que possam conter. Porque diga-se de verdade uma grande parte dos mails que leio desse género, têm textos com aquelas verdades absolutas que quase toda a gente concorda, se não com a totalidade pelo menos com parte.

Anónimo disse...

Vou lançar um mail em cadeia a pedir um par de rins, um fígado, um estomago e toda a tripalhada que vem agarrada a ele... daqui a uns quarenta anos...


O guru.

Anónimo disse...

eu envio mails em cadeia e sei que o estou a fazer porque sa eu nao os envia-se assim como muitos outros eles deixavam de ser mails em cadeia... lol

Anónimo disse...

Esses mails, deviam era estar todos na cadeia, a fazer cadeia a frente do Zéze Camarinha.

Bruno BaKano disse...

Podes crer que há pessoas que acreditam realmente nestes mails da treta.

O problema grave é que as pessoas lêm as coisas nos e-mails e parece que se abstiveram de pensar, assumindo que o que lá vem escrito é verdade, sobretudo se vier "assinado" (com um nome qq) de alguém que pareça oficial.

Conto 2 historias:

1 - Uma vez recebemos um e-mail no trabalho com uma historia recambulesca de um grupo de ucranianos que fazia concertos de violino e que a meio do concerto trancavam as portas da sala e roubavam toda a gente. O e-mail vinha teoricamente em nome de um Intendente qq da PSP, e aconselhava as pessoas a não irem ver o concerto dos ucranianos.
Vejam la bem o ridiculo da coisa, eles andavam tipo como no farwest, de cidade em cidade a roubar tudo e a policia nem sequer os tentava prender pois só sabiam que eram ladrões depois!
Uma colega minha achava que era verdade, e qd disse se ela pensava que era possivel nos dias de hj uma coisa dessas aconcetecer e so se saber por mail, ela respondeu "Bruno, deve ser verdade pois vem da parte da PSP"! Um nome apenas num e-mail em cadeia!

2 - A outra foi uma historia de um golpe feito pelo telefone, que trabalhando eu em telecomunicações sabia que era impossivel. O e-mail trazia o texto do aviso num PDF que vinha com a assinatirua compelta de um gajo da PJ. O gajo da PJ era real e o contacto tb (falei com ele) mas o e-mail não era da autoria dele. O engraçado é que eu vi o tal "golpe" publicado em jornais, para avisar as pessoas.
Ou sejam os proprios jornalistas não fazem o trabalho deles que é investigar e verificar as noticias que ouvem. REcebem o e-mail e publicam, tal como as pessoas fazem qd encadeiam a porra dos mails da treta!

Ninguém pensa nos dias de hj, recebe-se, ve-se que é serio e manda-se.
É que bastam 5 mins em pesquisa na net e descobre-se logo se o e-mail é da treta ou não!